Oi, eu sou a Ana. E quando iniciei este projeto, eu estava em outra fase da minha vida. Estava muito envolvida com estes temas e todo o meu trabalho, bem como a minha vida pessoal, giravam de alguma forma em torno disso.
Mas hoje não é mais assim. Porque passei tantos anos ensinando sobre runas que, se antes eu achava que sabia muita coisa, na prática, eu ensinei bastante mas aprendi muito mais.
E continuo aprendendo todo santo dia.
Eu sinto que não sei absolutamente nada, mas, pelo menos uma coisa eu entendi: assim como a natureza e o universo estão em constante transformação, nós também estamos. A mudança é natural. E hoje, em 2024, enquanto escrevo estas palavras, não sou mais a mesma pessoa que criou este projeto e ao mesmo tempo também sou essa pessoa.
Só que no início, eu via as coisas de forma diferente e minhas prioridades eram outras, bem como minha visão de mundo (em vários aspectos). Sendo assim, todo o meu conteúdo sobre runas ainda é o mesmo, o conhecimento é o mesmo e nada mudou. Na verdade quem mudou fui eu e, consequentemente, TUDO MUDOU.
E com estas mudanças esse projeto com as runas que era o meu “projeto da vida”, se tornou apenas “um dos meus projetos de vida”. Percebe a diferença? Pois é… neste momento estou me dedicando a outras coisas.
Por conta disso, mantenho esse projeto ativo para aqueles que se interessam, mas não faço mais atualizações neste site (ou sobre este tema de forma geral). Pelo mesmo motivo, também não dou mais suporte à alunos novos do curso (apenas ofereço o conteúdo, que é bem extenso, a um valor acessível).
Sobre Este Blog e o Curso de Runas
O objetivo aqui é trazer para você conhecimento sobre o assunto de forma clara e sem tantas lacunas, como normalmente vemos por ai – cada autor falando uma coisa e muitas vezes atribuindo características à runas e a magia nórdica que não são originárias desta cultura.
E antes que você ache que isso é uma crítica, na prática, essas “misturas” não me incomodam em nada. Ao contrário, muitas práticas que não são tradicionais e foram desenvolvidas com o tempo, só vieram a agregar e eu apoio!
Mas, na minha opinião, é importante você saber diferenciar o que é o que – o que era feito lá atrás e o que não era – até como forma de respeito a este conhecimento ancestral.
Pensando nisso, eu optei por abordar as formas “tradicionais” e “contemporâneas” de usar as runas, deixando bem claro o que é cada coisa e trazendo a possibilidade do aprendiz questionar e tirar suas próprias conclusões.
Assim você tem acesso às diferentes práticas que foram desenvolvidas ao longo dos anos por diferentes ocultistas e espiritualistas, bem como às práticas e crenças de raiz. Podendo assim, escolher de que forma irá utilizar as runas.
E este blog é uma degustação referente ao que você irá encontrar no meu curso.
Tá, mas quem sou eu na fila do pão?
Prazer, eu sou a Ana
Iniciei meus estudos sobre magia e espiritualidade em 97 e meus estudos sobre runas a pelo menos 15 anos. Profissionalmente falando, minhas primeiras leituras “pagas” como oraculista profissional começaram por volta de 2012, mas eu já fazia leituras para amigos e conhecidos a mais tempo.
De lá pra cá, dei cursos presenciais (antes de iniciar o curso online) quando morava em São Paulo. Realizei palestras e workshops em vários espaços esotéricos e eventos místicos e medievais, bem como, atuei como facilitadora em um grupo de sagrado feminino.
Em 2017, após mudar de cidade, descobri o potencial online que me possibilitou alcançar pessoas de várias partes do país e do mundo, tanto através dos atendimentos quanto do curso, o que acabou por expandir o meu trabalho.
Até que, mesmo sendo vista como uma referência por muitas pessoas, comecei a me sentir cada vez mais desconectada desta egrégora. E cada vez mais ficava claro pra mim que algo estava errado, porque eu não estava feliz.
Me retirei então das redes sociais por 2 anos, vivendo como uma eremita, tentando entender a mim mesma e me encontrar. E foi quando entendi que eu gosto muito de me comunicar e de criar coisas e que eu realmente quero muito voltar a criar conteúdo. Mas, eu preciso de liberdade para falar sobre coisas diferentes e isto é algo que eu não estava conseguindo fazer no meu canal do YouTube ou por qualquer outro meio. Sempre que eu tentava trazer outros temas parecia que nada era aceito, o meu público sempre pedia só pelas runas e eu sentia que aquilo me limitava.
E isso é um dos motivos que me deixava tão infeliz.
Enfim, agora estou retomando minhas atividades na internet mas preciso explorar coisas novas. E falar sobre runas não tem espaço mais na minha vida, pois não está alinhado com o que a minha essência busca hoje.
Sou imensamente grata pelo reconhecimento que tive enquanto fazia este trabalho e me sinto lisonjeada pela confiança que tantas pessoas depositaram em mim. E caso você esteja chegando agora, espero que aprecie o que eu fiz neste blog, mas o mesmo não receberá mais atualizações.
Sobre o meu canal no YouTube (meu bebê), em breve retomarei as atividades, mas ele irá mudar. Nesse novo ciclo, trarei temas que sejam mais coerentes com o meu momento de vida.
Com amor e confiança, Ana Paula Santoro Zamai (A Freyja).