Afinal, o que são runas?

runas

“As runas não são um oráculo? Não espera… isto são búzios. Já runas eu não sei”;
“Um idioma imaginário criado pelo autor de Senhor dos Anéis?”;
“Itens de magia em um jogo de rpg online?”;
ou ainda: “não faço a menor ideia”…

Estas são as respostas mais comuns que surgem quando se pergunta o que são runas.

[mc4wp_form id=”68″]

Mas a verdade é que elas são alfabetos. Simples assim! Alfabetos que se desenvolveram entre diversas culturas, da Islândia até a Romênia e do Báltico ao Mediterrâneo. Dentre todos, os mais conhecidos e utilizados no meio holístico/esotérico são os de origem germânica, nos quais nos deteremos daqui em diante.

Mas espera. Se são alfabetos, então servem só pra comunicação certo?

Errado! Continue lendo este artigo e descubra porque estas “simples letras” são uma espécie de ferramenta mil e uma utilidades…

O que as Runas Representam

Apesar da sua aparente simplicidade (como simples riscos traçados em pedra, metal, osso ou madeira), as runas recebiam outras funções e eram empregadas para diversos fins.

Isto porque, cada um destes caracteres está simbolicamente relacionado a um conjunto de ideias ou arquétipos.

Vejamos o significado da palavra runa:
Em nórdico antigo (rún) e em inglês antigo (run, rune), poderíamos traduzir o termo como “mistério”, “segredo” ou “conhecimento secreto”.

“Mistério”… Uma palavra que por si só já diz muito. E não é atoa que as runas eram (e são até hoje) entendidas assim.

Pois além de usadas como oráculo (uma prática bem comum entre os germânicos de acordo com o historiador romano Tácito), tinham maior destaque como símbolos mágicos.

Neste contexto, a magia talismânica e encantamentos “cantados” ou escritos em códigos eram feitos com runas.

E ao nos conectarmos com a energia sutil das runas, percebemos que elas são como portas para o subconsciente, em um contexto que envolve espiritualidade e energia.

Hoje, muito do trabalho mágico desenvolvido com as runas pode ainda ser explicado através de conceitos da psicologia, como a sincronicidade e inconsciente coletivo.

O Uso das Runas

Com o passar dos anos, o uso das runas vem ganhando muita mais força e se expandindo.

Isto porque, cada vez mais pessoas percebem o poder que estes “simples” símbolos possuem, funcionando como chaves de acesso para determinados padrões de energia.

Então, o que começou com uma crua percepção – quando os antigos pagãos germânicos empregavam as runas de forma rústica na magia talismânica – hoje se tornou um sistema mágico e espiritual muito mais complexo…

…Envolvendo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal/espiritual.

Hoje sabemos que através delas é possível acessar, atrair, repelir, ampliar ou modular diferentes tipos de vibrações.

E na prática, elas podem sim ser usadas para aconselhamento através da arte oracular, mas esta é apenas a ponta do iceberg.

Com as runas é possível:

  1. praticar magia: de preferência sem prejudicar as pessoas em volta, mexendo apenas com a sua própria energia;
  2. equilíbrio energético e alinhamento dos chakras, auxiliando na cura física: acessando e manipulando padrões vibratórios com ou sem o uso de outros artifícios – como ervas e cristais;
  3. autoconhecimento, mudança de comportamento e iluminação: através da meditação, exercícios e práticas mais específicas como o Stadhagaldr (“Yoga Rúnica”);
  4. analisar influências energéticas pessoais e aptidões: através do mapeamento da personalidade pela data de nascimento e nome completo;
  5. analisar influência energética por períodos: através da conversão de datas para o alfabeto rúnico;
  6. identificar os padrões do Wyrd/Urðr (destino*): entendendo a relação entre passado, presente e futuro e identificando os comportamentos a serem corrigidos para um futuro melhor – através da arte oracular;
  7. contato com o divino: porque como chaves ou portais, as runas facilitam o acesso ao mundos externos ( outros planos/dimensões), bem como aos mundos internos (diferentes aspectos da psique), favorecendo o desenvolvimento e evolução espiritual.

Nota: o conceito de destino aqui não faz referência à “predestinação” ou “carma” propriamente dito, está mais associado às leis da causa e efeito, refletindo tudo aquilo o que podemos ou não alterar, assumindo a responsabilidade por nossos atos. Segundo este conceito, nenhuma ação, pensamento, acontecimento ou palavra fica sem repercussão no universo e gera consequências. Leia mais sobre o conceito de destino dentro da matriz rúnica/nórdica neste artigo aqui.

Um Caminho que Transforma

Vamos olhar um pouco mais além agora.

Sei que parece forçar demais, pra quem está vivenciando seu primeiro contato com as runas, talvez não seja fácil perceber de imediato seu enorme potencial.

Entretanto, quando começamos a criar intimidade com a energia delas, entendemos que elas favorecem o autoconhecimento.

E quando você compreende a si mesmo, você se cura e passa a ser o que você quiser ser.

A partir daí, você passa a possuir maior poder de decisão, identificando seu propósito de vida e sentindo maior segurança nas decisões importantes, como no seu caminho profissional por exemplo.

Assim, você desenvolve a sua percepção em relação aos mundos físico e espiritual e consegue ver resultados no plano físico, além de se sentir mais conectado com o universo e com seu próprio eu interior.

A sensação de plenitude, de fazer parte de algo maior e de ser alguém que faz a diferença no mundo, realmente não tem preço.

E se sentir o chamado no seu coração, percebendo que as runas podem também ser uma ferramenta de trabalho, você poderá TRANSFORMAR a vida de outras pessoas através desta arte (e ainda ser remunerado por isto).

E quando aprendemos a manipular energia, desde que usemos o bom senso e a consciência – sem prejudicar ou interferir na vida de ninguém – promovemos nossa própria cura interior, alterando nosso padrão vibratório.

O resultado: maior equilíbrio energético que se manifesta no plano físico através da energia de prosperidade e abundância, o que nos possibilita alcançar a verdadeira realização.

E se você está em busca de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, qualidade de vida e uma vida com PROPÓSITO, porque não usar uma ferramenta que te proporcione tudo isso?

Enfim, podemos dizer que estes simples símbolos rústicos encerram um conhecimento muito mais profundo do que se pode perceber em um primeiro olhar e trazem inúmeras possibilidades de uso no que tange à busca pela espiritualidade, autoconhecimento e desenvolvimento humano.

E você? Já experimentou usar as runas no seu caminho espiritual, ou está apenas começando a estudar sobre elas? Deixe suas dúvidas ou percepções nos comentários e aproveite pra compartilhar este conteúdo para que outras pessoas também possam se inspirar através delas. 😉

Conheça o curso que vai te levar além do oráculo e receba toda a base para usar as runas de infinitas formas.
↓↓↓

Curso Online de Runas

Author: Ana Freyja

Olá, eu sou a Ana Freyja, Mentora de Autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e espiritualidade alternativa - especialista em runas. E eu ministro o curso online de runas e realizo atendimento com as runas para pessoas inteligentes e verdadeiramente comprometidas(os) com o próprio sucesso. Se você está disposta(o) a encarar desafios, a fim de entender mais a si mesma(o) e desenvolver suas próprias habilidades, pode contar comigo! Pois ajudarei você a resgatar seu poder pessoal e ser quem você deseja ser. Viva com propósito e transforme o mundo!

3 thoughts on “Afinal, o que são runas?

  1. Ferreira Filho says:

    Não tem que ter um espirito desencarnado para dar suporte e orientação?

    1. Ana Freyja says:

      Olá tudo bem? Não necessariamente.. Quando começamos a estudar sobre energia de forma geral, entendemos que tudo é feito de energia. Nós mesmos, a natureza, o ar que respiramos, o piso, as paredes.. tudo se resume a uma única coisa: energia. A própria matéria nada mais é do que energia condensada, porque a energia se manifesta de diversas formas e em diversos níveis. Portanto, se você é feito de energia, você tem acesso a tudo, inclusive à energia de outras pessoas. E é assim que você consegue entrar no campo pessoal delas para captar o que está acontecendo e o que está no subconsciente daquela pessoa. Então, a princípio, qualquer leitura oracular pode ser realizada sem o auxilio de entidades. A não ser, é claro, que isso faça parte da sua crença pessoal, como no caso dos búzios por exemplo. Aí é outra história. Mas as runas em si ou mesmo o tarot, não exigem isso. Claro que em algumas situações seu guardião (guia, mentor, etc, cada um dará um nome) pode sim lhe auxiliar trazendo mais informações intuitivamente, mas isto não é uma regra e não acontece em todas as jogadas. Geralmente, eles se manifestam quando a pessoa que procura o oráculo realmente necessita de uma força a mais do plano espiritual em um momento de muita dificuldade. E precisa ouvir uma mensagem específica de extrema importância, que vai mais além do que o oráculo está trazendo. Gratidão pela visita! 😉

Comments are closed.